Vazam senhas da plataforma Last.FM

Após a confirmação do ataque sofrido pelo Dropbox, com o vazamento de senhas que afetaram cerca de 68 milhões de usuários, agora é a vez da famosa plataforma de música Last.fm confirmar que também sofreu um ataque que resultou no vazamento de senhas de parte de seus usuários.

last-fm_hackerDe acordo com site especializado em divulgar casos de vazamento de dados, o LeakedSource, o ataque realizado em 2012 afetou aproximadamente 43,5 milhões de usuários da plataforma. Na época do ataque a empresa Last.fm informou que estava investigando o incidente e orientou que todos os seus usuários realizassem a troca das senhas imediatamente, mas até então não haviam confirmado o tamanho do vazamento.

Embora as senhas estivessem criptografadas, o padrão utilizado MD5 pode ser facilmente quebrado e já é considerada uma proteção ultrapassada, por isso a preocupação de que estas informações tenham sido exploradas com sucesso pelos atacantes. E os riscos não se limitam ao acesso indevido na plataforma Last.fm, quando o maior problema é que boa parte dos usuários possuem o hábito de manter as mesmas senhas para diferentes serviços na internet, o que potencializa o impacto desse tipo de vazamento.

Fontes consultadas: The Hackernews / Olhar Digital

Imagens: Pixabay / Flickr

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec