Internautas duvidam de eficácia da Lei Carolina Dieckmann

IV-congresso-Fecomercio-crimes-eletronicos-d_18e54ed6Pesquisa revela que 86,2% dos usuários da internet considera que a Lei n° 12.737/2012 não será suficiente para inibir os crimes virtuais.

86,2% dos usuários da internet, na cidade de São Paulo, considera que a Lei n° 12.737/2012, popularmente conhecida como “Lei Carolina Dieckmann”, não será suficiente para inibir os crimes virtuais. A lei alterou o Código Penal para tipificar como infrações os delitos digitais e foi popularmente conhecida pelo fato da atriz brasileira ter sido alvo de uma invasão em seu computador pessoal, tendo suas fotos divulgadas na internet. 62,3% dos entrevistados informaram conhecer a respectiva lei, contudo, ainda há descrença da população sobre a sua aplicabilidade.

Esses são alguns dos dados da 6ª edição da pesquisa O Comportamento dos Usuários na Internet, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que será apresentada no VI Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, promovido pelo Conselho de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto.

Realizado em maio, o estudo questionou 1.000 entrevistados no município de São Paulo. O questionário, composto por 25 perguntas, buscou entender os hábitos dos internautas sobre compras online, a influência da propaganda na web, o uso das redes sociais, as ocorrências de crimes eletrônicos, o arquivamento e a utilização de dados pessoais de usuários por empresas, os usos de aplicativos e de dispositivos pessoais no trabalho e o aproveitamento de ferramentas tecnológicas para proteção de dispositivos.

Escrito por Jackeline Carvalho

Fonte: IPNews