Dados de clientes da Nissan afetados em ataque de violação de dados

A Nissan detectou um incidente de segurança que afetou a base de dados de clientes que realizaram financiamento de veículos através do Nissan Canada Finance e INFINITI Financial Services Canada. Apesar de não ter uma confirmação exata de quantos cadastros foram afetados, mais de 1 milhão de clientes estão recebendo notificações sobre o caso. É que informam as reportagens citadas nas fontes.

Os clientes da financiadora estão recebendo o seguinte comunicado da Nissan:

“A Nissan Canada Finance recentemente tomou conhecimento de que foi vítima de uma violação de dados que pode ter envolvido alguma(s) pessoa(s) não autorizada(s) a obter informações pessoais de alguns clientes que financiaram seus veículos através da Nissan Canada Finance e da INFINITI Financial Services Canada”.

Reportagens consultadas acreditam que o(s) hacker(s) desconhecido(s) tenham tido acesso às seguintes informações:

  • Nomes dos clientes;
  • Endereços domiciliares;
  • Marca e modelo dos veículos;
  • Números de identificação do veículo;
  • Pontuação de crédito;
  • Montante do empréstimo;
  • Pagamentos mensais.

Como a investigação sobre o incidente de violação de dados ainda está em andamento, não se sabe até o momento se outros países poderiam também ter sido alvos do ataque. No momento, clientes localizados no Canadá estão recebendo gratuitamente por um ano, um serviço de monitoramento de crédito, para identificar eventuais usos indevidos de seus dados pessoais. Além disso, foi divulgado um pedido de desculpas em nome do presidente da Nissan Canadá, Alain Ballu:

“Pedimos sinceras desculpas aos clientes cujas informações pessoais podem ter sido acessadas ilegalmente e por qualquer frustração ou inconveniência que isso possa causar. Estamos focados em apoiar nossos clientes e garantir a segurança de nossos sistemas”.

Infelizmente no Brasil,  quando ocorrem violações de dados de clientes, a prática adotada por algumas empresas é a negação e o silêncio. Basta fazer uma breve pesquisa na internet para localizarmos exemplos de incidentes que se quer resultaram em um pedido de desculpa por parte dos responsáveis, quanto menos o fornecimento de algum benefício como forma de compensação aos seus clientes.

 

Fontes consultadas: Hackread / The Hacker News

Imagens: Flickr

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec