500 milhões de contas roubadas da Yahoo

Acaba de ser confirmada nesta quinta-feira, dia 22 de Setembro pela própria Yahoo o boato de que ela havia sido alvo de uma violação de dados que resultou no vazamento de informações de milhões de contas.

Foram afetadas aproximadamente 500 milhões de contas de e-mail de usuários, com dados que podem conter nomes, datas de nascimento, números de telefone, endereço de e-mail, perguntas de segurança e detalhes de registro de senhas que podem facilitar a ação de criminosos, por meio de Engenharia Social.

yahoo_vazamento

O caso faz parte de uma investigação que já averiguava a venda de dados da empresa por um hacker (ou melhor, um cracker) denominado como Peace, que afirmava ter cerca de 200 milhões de contas e as negociava na Internet por cerca de 3 bitcoins, que daria algo em torno de US$ 1.800,oo.

Independentemente da conclusão do caso, por precaução vale a todos os usuários do serviço a dica básica de alterar suas senhas, principalmente se as mantém desde 2012 sem modificações. Como podemos notar nas últimas semanas, casos como estes estão a aumentar a cada dia e provavelmente ainda veremos grandes empresas noticiando incidentes similares nos próximos meses. O problema maior são as organizações que se quer sabem que estão sendo violadas e por isso mantém o seu ambiente de tecnologia sem maiores controles de segurança.

Fontes consultadas: Observador / Jornal de Notícias

Imagens: Yahoo/ Flickr

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec