2015 vai ter mais 1 segundo e isso será perigoso para a Internet

No próximo dia 30 de Junho o ano de 2015 crescerá um segundo! Às 23:59:59 o tempo avançará de forma diferente, passado para as 23:59:60 antes de ser meia noite do dia 01 de Julho.

Esta diferença, que muitos podem considerar mínima, terá um impacto grande na Internet e nos serviços que nela existem. A razão? Muitos sistemas podem não estar preparados para este segundo a mais!

relogio_internet

A razão para a contagem do tempo ser diferente no próximo dia 30 de Junho está nas mãos do IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service), entidade organização responsável por manter padrões de referência e tempo globais.

De forma não periódica esta entidade controla os parâmetros do tempo no planeta e acerta os relógios com base na rotação da terra, garantindo assim que os padrões do tempo se mantêm acertados com o planeta. A decisão de hoje resolveu adicionar um segundo a 2015.

Mas a adição de um simples segundo ao ano de 2015, que para qualquer pessoa pode parecer simples e inócua, poderá ter um impacto grande na Internet.

Uma vez que a maioria dos serviços na Internet depende de forma muito grande do tempo e da sincronização deste, a introdução de um simples segundo nos sistemas pode causar problemas graves e até o parar de sistemas operativos.

Não sendo esta a primeira vez que o IERS “acerta” a hora dos nossos relógios, é normal que tenham de ser controladas situações passadas e que causaram problemas.

No último acerto que existiu, em 2012, muitos serviços da Internet tiveram problemas e chegaram a parar. Sites como o Reddit, Foursquare, Yelp, LinkedIn e StumbledUpon tiveram problemas graves e estiveram parados durante algumas horas.

A razão para este problema deve-se a problemas no código dos sistemas operativos ou das aplicações de suporte que ao verem surgir este segundo adicional acabam por congelar devido a bugs ou falha de programação.

relogio_ntp

Mas existem formas de contornar este problema e preparar os sistemas para o segundo adicional que vai chegar no dia 30 de Junho, evitando assim problemas relacionados com o software.

Empresas como a Google estão já a preparar-se, adicionando de forma periódica alguns milissegundos aos relógios dos seus sistemas e garantindo assim que no dia 30 de Junho os seus relógios vão estar já com o segundo adicional, sem ser esperado qualquer problema.

Uma vez que esta não é a primeira vez que os softwares passam por este problema, muitos dos bugs anteriores devem estar já resolvidos, mas nada garante que não surjam novos ou que os problema anteriores estejam realmente sanados.

Resta apenas esperar pelo final do mês de Junho e ver o que acontece. O tempo vai crescer, mas provavelmente ninguém vai dar por isso. Apenas se o seu site favorito ficar fora do ar durante alguns minutos, até alguém resolver acertar novamente o relógio!

Site: PPLWare (Portugal)